Transporte de mercadorias por terra ou por mar?
Como em todos os setores, o transporte de mercadorias também foi afetado com a pandemia. Porém, conforme a situação da pandemia vai normalizando, o volume de exportações e importações começa igualmente a regularizar. Podemos observar esse fenómeno tanto no transporte de mercadorias por terra como por mar.
Segundo o INE “O transporte de mercadorias aumentou em todos os modos de transporte face ao mesmo período de 2020, com níveis superiores aos registados no período homólogo de 2019, exceto no transporte aéreo. O transporte por via marítima teve um crescimento, 29,7% face a 2020 e um aumento de 0,4% comparativamente a 2019. O transporte terrestre cresceu 39,3% em relação a 2020 e 3,1% relativo a 2019.”
Assim sendo vamos indicar dois dos setores onde o volume de transporte tem evoluído:
Exportação de têxteis e vestuário:
Neste setor a exportação em Portugal aumentou 1,6% até Setembro, comparativamente com o período homólogo de 2019. Segundo a associação sectorial esta subida percentual corresponde a 3 985 milhões de euros. Tendo em conta os dados do INE, tratados pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, houve um aumento de 16.1% face a 2020.
Exportação de metalurgia e metalomecânica:
A exportação portuguesa de metalurgia e metalomecânica obteve um crescimento de 21,4% desde o início do ano. Segundo a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) a marca Metal Portugal (empresa líder no mercado português) obteve um crescimento de 0.8% em 2020 face a 2019.
Em suma, podemos verificar que o transporte de mercadorias volta à normalidade, como no período de pré-pandemia. Dos diversos tipos de transporte de mercadorias existentes os que conseguem superar os desafios com mais eficácia são o terrestre e o marítimo.
Fique a par de todas as notícias, eventos e vídeos da JTM, no nosso Blog e nas redes sociais, Instagram, Facebook e LinkedIn.