Escassez de Matérias-Primas

Escassez das matérias-primas? Afinal o que é que se passa?

Com o recente aumento de preços verificado, somente a partir do segundo semestre de 2022, é que os negócios de logística internacional devem se normalizar. Os transitários e agentes marítimos alertaram que a escassez das matérias-primas continuará a existir, portanto a situação deve piorar com o Natal.

Em entrevista ao Jornal Público, António Belmar da Costa, Director-Geral da Associação Portuguesa de Agentes de Navegação (AGEPOR), afirmou que “estamos a viver o maior período de stress na cadeia logística. O mundo nunca enfrentou nada parecido com isto.”

Acrescentou também que, mesmo após a normalização, não se espera que os preços voltem aos níveis anteriores à pandemia.

“Vai faltar matéria-prima para as indústrias laborarem, como já se está a ver nos semicondutores. E relativamente aos preços duvido que alguma vez venham a normalizar”. Revelou António Nabo Martins, presidente da Associação Portuguesa de Transportes, à mesma fonte.

Em conclusão, além da falta de matéria-prima, há outras restrições que afetam a cadeia de abastecimento. Por exemplo a falta de navios, contentores e motoristas, o Brexit, aumento dos custos de energia e os preços de combustível.

 

Fique a par de todas as notícias, eventos e vídeos da JTM, no nosso Blog e nas redes sociais, InstagramFacebook e LinkedIn.