A origem da Associação A Casa do Caminho assenta num profundo sentimento de solidariedade para com as crianças em risco. Foi a partilha deste sentimento que levou três amigas, envolvidas em serviços de voluntariado, a empenharem-se na construção de uma casa do caminho, símbolo de um local onde se recuperam energias de corpo e alma para a grande caminhada que cada pequenino ser tem pela frente.
Assim, a 11 de Outubro de 1988, A Casa do Caminho foi constituída como Associação através de escritura celebrada no 8º Cartório Notarial do Porto.

Após duas instalações provisórias onde foram acolhidas primeiro 10 e depois 20 crianças temos, desde 1997, instalações próprias e construídas de raiz para o efeito, estendendo a capacidade da nossa Casa para as 60 crianças que pode acolher atualmente.

Em 1992 recebemos a distinção de Primeira Unidade de Emergência Infantil do Norte passando, assim, a ser parte ativa desse projeto de apoio à criança em risco que visa envolver todos na sua proteção chamando à responsabilidade os vários atores – Estado, Instituições, Comunicação Social, Grupos Políticos, Religiosos e Sociais e o Cidadão Comum – sob o apelo “Todas as crianças têm direito a ter um colo!”

Em 2002 as atividades sociais desenvolvidas pela Associação A Casa do Caminho foram consideradas de Superior Interesse Social passando os donativos feitos em seu favor a beneficiar dos incentivos fiscais previstos pelo Estatuto do Mecenato.

Ao longo destes 30 anos Associação A Casa do Caminho acolheu, cuidou e protegeu 788* crianças. Destas, 682* foram reintegradas nas suas famílias biológicas (nucleares ou alargadas) ou encaminhadas para uma nova família adotiva.